Bispado

2018 a hoje

Dom Airton José dos Santos

6º Arcebispo de Mariana

Ut faciam Deus voluntatem tuam (Para fazer, ó Deus, a tua vontade)

Nasceu em Bom Repouso – MG, em 25 de junho de 1956. Ingressou no seminário de Santo André em 1979. Cursou Filosofia nas Faculdades Associadas do Ipiranga e Teologia na Pontifícia Faculdade Nossa Senhora da Assunção. Foi ordenado presbítero em 1985. Na Diocese de Santo André, atuou como Formador no Seminário, Vigário Paroquial, Coordenador de Pastoral, Chanceler e Ecônomo. Mestre em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Nomeado Bispo Auxiliar da Diocese de Santo André em 2001. A partir de 2004, atuou como Bispo de Mogi das Cruzes. Foi Presidente da Sub-Regional São Paulo II da CNBB. Em 2012, o Papa Bento XVI o nomeou Arcebispo Metropolitano de Campinas. Na Arquidiocese de Mariana, iniciou seu ministério episcopal em 23 de junho de 2018. Entre suas iniciativas, destacam-se: orientações pastorais para o enfrentamento da pandemia; experiência do caminho sinodal; revitalização do projeto da Casa do Padre; ordenação de seis Bispos do Clero Marianense. Exerce a função de Vice-Presidente do Regional Leste 2 da CNBB.