Postulador da fase romana

Venerável Pe. Libério Rodrigues Moreira

Processos de Canonização dos Nascidos no Território de Mariana

Notas biográficas (1884-1980)

Nasceu no dia 30 de junho de 1884 em Lagoa Santa, MG. Filho de Rodrigues de Castro e de Francisca Moreira da Costa. Foi batizado na igreja Matriz da Paróquia de Nossa Senhora da Saúde, em Lagoa Santa que, na época, pertencia à atual Arquidiocese de Mariana, MG. Passou sua infância com seus pais, em Lagoa Santa, onde frequentou a escola. Participava das missas dominicais, sempre obediente e tímido. Seu biógrafo, sr. Márcio Mendonça Meireles, que viveu próximo da casa do Venerável por muito tempo, em Pará de Minas, relatou que a família dele era muito pobre e morava numa casa de chão batido, na periferia de Lagoa Santa. Aos sete anos, Liberio, com sete anos, ficou órfão de pai. Desde a adolescência enfrentou o trabalho pesado como carreiro para os fazendeiros da região. Em 1902, com 18 anos, mudou-se para Mateus Leme onde trabalhou com ajudante de pedreiro. Simultaneamente, fora dos horários de trabalho, fazia a função de sacristão, ajudando seu primo sacerdote. Então sentiu forte apelo ao sacerdócio. Ajudado financeiramente pelo seu primo, ingressou no seminário da Arquidiocese de Mariana no início de 1906. Recebeu a tonsura no dia 07 de março de 1913 e as outras ordens menores no dia 28 de março de 1914; o subdiaconato no dia 20 de março de 1915; o diaconato no dia 06 de abril de 1915 e, com 32 anos, foi ordenado presbítero por S. Excia. Dom Silvério Gomes Pimenta, no dia 25 de abril de 1916. Foi designado para o ofício de vice-pároco na Paróquia de Nossa Senhora do Pilar, em Pitangui. Neste tempo, era professor de religião na escola. Em 1923 foi transferido para a cidade de Pequi, onde foi nomeado pároco, pelo Arcebispo de Belo Horizonte, Dom Antônio dos Santos Cabral. Em 1932 foi transferido para a cidade de São José da Varginha e, em 1939, para a cidade de Nova Serrana que, na época, era chamada Cercado de Pitangui; ali permaneceu até 1945, quando foi transferido para Leandro Ferreira como pároco da Igreja de São Sebastião onde ficou até 1965. Em 1965, com 81 anos, doente, por iniciativa do Bispo de Divinópolis, Dom Cristiano Portela de Araújo Pena, Pe. Libério foi acolhido na cidade de Paráde minas onde viveu por quinze anos, sem nenhum encargo oficial. Com 96 anos, mudou-se para a casa de cuidados ´Vila Vicentina´, em Divinópolis, onde viveu o último período de sua vida. Morreu santamente no dia 21 de dezembro de 1980. No dia 30 de junho de 2012 foi celebrada a Sessão de Abertura da fase diocesana do processo de beatificação, em Pará de Minas, Diocese de Divinópolis, MG. No dia 12 de março de 2016, em presença de S. Excia. Dom José Carlos de Souza Campos, aconteceu o reconhecimento canônico e trasladação dos restos mortais do Servo de Deus para a Igreja Matriz da paróquia de São Sebastião, em Leandro Ferreira. No dia 13 de novembro de 2016, na Catedral do Divino Espírito Santo, em Divinópolis, foi celebrada a sessão de encerramento da fase diocesana do processo. No dia 15 de março de 2024, o Dicastério para a Causa dos Santos emitiu um decreto reconhecendo que Padre Libério foi em vida praticante das virtudes heroicas. Assim, o Papa Francisco o declarou ´Venerável´.

www.postulazionecausesanti.it