Postulador

Ilmo. Sr. Dr. Paolo Vilotta

Diocese de Campanha

Beata Francisca de Paula de Jesús, “Nhá Chica”

Processos de Canonização dos Nascidos no Território de Mariana

A Beata Francisca de Paula de Jesus, mais conhecida como Nhá Chica, nasceu em 1808 em São João del Rey, no estado de Minas Gerais, Brasil. Francisca de Paula, em 1821, uma vez recebida a alforria, transferiu-se com a mãe e Teotônio Pereira do Amaral, irmão por parte de mãe, a Baependi, uma cidade em pleno desenvolvimento, onde, poucos meses depois, ficou órfã. Continuou a viver sozinha em uma casinha sobre uma colina quase fora de Baependi para dedicar-se à oração e aos cuidados dos pobres. A sua casa, por longos setenta e cinco anos, foi um lugar frequentado por pessoas simples e conselheiros imperiais, jovens e profissionais de destaque, pobres e ricos, provenientes não só de Minas Gerais, mas também do vizinho estado de São Paulo e sobretudo da capital de então, Rio de Janeiro. Morreu em 14 de junho de 1895. O seu corpo foi exposto por quatro dias, sem que se desse o menor sinal de decomposição; isso permitiu a numerosos fiéis, vindos de todas as partes, de saudá-la pela última vez. Exposta para as exéquias na igreja matriz de Baependi, foi em seguida levada nos ombros à capela construída por ela, onde foi sepultada. Em 1999 efetuou-se o reconhecimento canônico e os seus restos mortais foram recolocados no mesmo lugar em um sarcófago de granito. A autorização de Roma para abertura da causa foi dada no dia 17 de janeiro de 1992. O decreto sobre as virtudes é de 2011. O milagre da cura, atribuído à intercessão de Nhá Chica foi aprovado e, aos 28 de junho de 2012, o Papa Bento XVI autorizou a promulgação do decreto do milagre. A beatificação aconteceu no dia 4 de maio de 2013, em Baependi, em cerimônia presidida pelo prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, o cardeal Angelo Amato, representante da Santa Sé, que anunciou a data de 14 de junho como a festa litúrgica em memória de Nhá Chica. Desta forma, Nhá Chica se tornou a primeira leiga e negra brasileira a ser declarada beata pela Igreja Católica.

www.postulazionecausesanti.it

Referências:

MONAT, Henrique (1894). «Nha Chica». Caxambu. Rio de Janeiro: Luiz Macedo.

PASSARELLI, Gaetano (2020). Nhá Chica, perfume de rosa: vida de Francisca de Paula de Jesus. 1. ed., 9. reimp. ed. São Paulo: Paulinas.

SÊDA, Rita Elisa (2020). Nhá Chica: a mãe dos pobres. 1. ed. ed. Aparecida (São Paulo): Editora Santuário.

DE PALAZZOLO, Jacinto, A pérola escondida – Nhá Chica, Rio de Janeiro, 1973.

LEFORT, José do Patrocínio, Francisca de Paula de Jesus Isabel – Nhá Chica, Associação Beneficente Nhá Chica, Baependi, 2010.

PENA, Helena Ferreira, Francisca de Paula de Jesus – Nhá Chica – Biografia, O Lutador, Juiz de Fora, 1999.

LIRA, José Luís, Candidatos ao Altar, Fortaleza, ed. ABRHAGI, 2006.