Arquidiocese de Fortaleza

Venerável Dom Antônio de Almeida Lustosa

Processos de Canonização dos Nascidos no Território de Mariana

Notas biográficas (São João del-Rei, 11 de fevereiro de 1886Carpina, 14 de agosto de 1974). Ingressou na congregação salesiana no dia 29 de janeiro de 1905. Foi ordenado sacerdote no dia 28 de janeiro de 1912, em Taubaté, pelas mãos de Dom Epaminondas Nunes d’Ávila e Silva, bispo de Taubaté. Como padre salesiano, ensinou filosofia e teologia. Foi mestre de noviços, diretor e vigário. O Papa Pio XI nomeou o padre Antônio Lustosa como o segundo bispo de Uberaba, no dia 4 de julho de 1924. Sua ordenação episcopal deu-se a 11 de fevereiro de 1925, em São João del-Rei pelas mãos de Dom Helvécio Gomes de Oliveira, SDB, Dom Emanuel Gomes de Oliveira, SDB, e Dom Benedito Paulo Alves de Sousa. No dia 17 de dezembro de 1928, o Papa Pio XI nomeia Dom Lustosa para ser bispo de Corumbá. Dom Antônio é promovido a arcebispo de Belém do Pará, pelo Papa Pio XI, no dia 10 de julho de 1931. De sua pena saíram ainda muitos outros livros, entre os quais uma biografia de Dom Macedo Costa, Bispo do Pará. No dia 19 de julho de 1941, por ordem do Papa Pio XII, Dom Lustosa é transferido para a Arquidiocese de Fortaleza. No dia 30 de setembro de 1941 ele realiza uma de suas últimas funções litúrgicas como Arcebispo de Belém: a sagração da Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, santuário dedicado à padroeira do Pará e da Amazônia, para onde converge o Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Dom Antônio de Almeida Lustosa toma posse na Arquidiocese de Fortaleza no dia 5 de novembro de 1941, em solene celebração junto à Catedral Metropolitana de Fortaleza em construção. Em 1952 Dom Almeida Lustosa participou da fundação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Participou da fase ante-preparatória do Concílio Vaticano II e do primeiro período (outubro – dezembro 1962) do Concílio. O Papa João XXIII aceitou sua renúncia no dia 16 de fevereiro de 1963. Faleceu no dia 14 de agosto de 1974, aos 88 anos de idade, na casa salesiana de Carpina, Pernambuco, Brasil, onde viveu os seus últimos quinze anos. Está sepultado na catedral de Fortaleza. Em 1993 a Arquidiocese de Fortaleza abriu o processo canônico para sua canonização. Em 22 de junho de 2023, após o conselho dos cardeais e bispos do Dicastério para a Causa dos Santos, o Papa Francisco reconheceu as virtudes heróicas de Dom Antônio de Almeida Lustosa, conferindo o título de Venerável, como um passo importante para o processo de beatificação.

Referências:

LIRA, José Luís, Candidatos ao Altar, Fortaleza, ed. ABRHAGI, 2006.