Postulador

Arquidiocese de Pouso Alegre

Servo de Deus Alderigi Maria Torriani

Processos de Canonização dos Nascidos no Território de Mariana

Notas biográficas (Jacutinga, 13 de novembro de 1895Santa Rita de Caldas, 3 de outubro de 1977), O Servo de Deus nasceu na cidade de Jacutinga, Estado de Minas Gerais, aos 13 de novembro de 1895, filho de Vicente e Alzira Torriani, italianos que emigraram para a América Latina ainda muito jovens. Foi ordenado sacerdote em 18 de setembro de 1920, na catedral de Pouso Alegre. A partir de 1933 foi ininterruptamente pároco na cidade de Santa Rita de Caldas.

O Servo de Deus foi irmão, pai, pastor e guia seguro do Povo de Deus que lhe foi confiado. Ele nunca deixou de catequizar e evangelizar seus fiéis, levando a mensagem salvífica de Jesus Cristo a todos os lares de sua paróquia. Ele sempre teve os últimos, os marginalizados, os mais pobres, as viúvas e os órfãos no coração. Ele estava preocupado com suas necessidades diárias, sua saúde, seu crescimento espiritual e social. Difundiu a devoção a Santa Rita de Cássia e a propôs como exemplo e modelo de vida cristã, embelezou o santuário paroquial e celebrava a festa com grande solenidade todos os anos.

Ele reservou um amor muito especial para as crianças que se preparavam para receber a Sagrada Eucaristia pela primeira vez. Ele sempre celebrou os Mistérios Divinos com a devida dignidade e solenidade, e a liturgia foi sempre adequadamente preparada e decorosa. Podemos dizer que ele foi um verdadeiro apóstolo do confessionário, em todas as horas estava sempre disponível para ouvir as confissões dos fiéis, aconselhar, trazer de volta ao caminho certo e aliviar sofrimentos e dores. O Servo de Deus ainda em vida era estimado, amado e venerado por todos.

Coberto de méritos, morreu no Senhor aos 82 anos, no dia 03 de outubro de 1977, depois de uma longa doença suportada com paciência heróica. Ele foi enterrado no cemitério de Santa Rita de Caldas em uma capela. No dia 3 de fevereiro de 2001, em Santa Rita de Caldas, celebrou-se a sessão de abertura do Inquérito Diocesano sobre a vida, virtude e fama de santidade do Servo de Deus. Em 03 de agosto de 2008, com a autorização do Arcebispo de Pouso Alegre, os restos mortais do Servo de Deus foram reconhecidos canonicamente e trasladados da capela do cemitério de Santa Rita de Caldas para o Santuário Arquidiocesano de Santa Rita. O seu túmulo é continuamente visitado pelos fiéis que ali vão rezar com confiança para obter da sua intercessão consolo espiritual e graças.

Referências:

LIRA, José Luís, Candidatos ao Altar, Fortaleza, ed. ABRHAGI, 2006.

Crédito: Mons. Roberto Natali Starlino – Vigário Judicial do Tribunal Eclesiástico Arquidiocesano.