Dom Bartolomeu Manuel Mendes dos Reis

O terceiro bispo de Mariana, Dom Bartolomeu, não esteve pessoalmente no bispado. Nomeado em 1773, encontrava-se em Macau, China, onde exercia o episcopado. Governou a diocese desde Lisboa, sua terra natal, por quase seis anos, sempre por meio de procuradores.

Foi durante o bispado de Dom Bartolomeu que, em março de 1774, o Irmão Lourenço, em fuga das perseguições do Marquês de Pombal, refugiou-se na Serra do Caraça e erigiu o célebre Santuário de Nossa Senhora Mãe dos Homens, onde, na segunda década do século XIX, seria fundado o renomado Colégio do Caraça, responsável por irradiar luz e sabedoria por anos a fio nas Minas Gerais.

Dom Bartolomeu renunciou ao bispado em 1779 e permaneceu em Lisboa onde residiu até o fim da vida e onde está sepultado.

Fonte: SANTIAGO, Marcelo Moreira. et al. Igreja de Mariana. 261 anos de história. 100 anos como Arquidiocese: 1906-2006. Mariana: Gráfica Dom Viçoso, 2007, p. 53-58.