Casa de vida, sublime dom!

O Seminário de Nossa Senhora da Boa Morte foi fundado aos 20 de dezembro de 1750 pelo primeiro Bispo de Mariana, Dom Frei Manoel da Cruz. Sua direção foi confiada à Companhia de Jesus (Jesuítas) até 1758, quando o clero diocesano garantiu-lhe a continuidade.  Dom Antônio Ferreira Viçoso entregou seus cuidados aos Padres da Congregação da Missão (1853 a 1966).  Posteriormente, em 1934, Dom Helvécio Gomes de Oliveira inaugurou o edifício do Seminário Maior “São José” para os cursos de Filosofia e Teologia. Em 1980, o Seminário Menor foi transferido para o prédio construído por Dom Oscar de Oliveira. Nos anos 90, Dom Luciano Mendes de Almeida deu ao Seminário sua configuração atual, com as seguintes etapas formativas: Grupo de Orientação Vocacional (GOV), Propedêutico, Filosofia (Discipulado) e Teologia (Configuração). O Seminário de Mariana foi pioneiro do ensino em Minas Gerais.

SAIBA MAIS:
Seminário de Mariana: De uma direção diocesana ao período Lazarista