MOVIMENTO DE AMOR À ARQUIDIOCESE DE MARIANA

O Projeto Memória é uma proposta que visa resgatar a memória histórica, afetiva e vivencial da Arquidiocese de Mariana eternizada em materiais diversos, desde fotografias a obras inteiras publicadas. Trata-se de um registro sério e consciente do “nosso agora”, legado do nosso tempo às gerações futuras.

O Projeto Memória apresenta a história da Diocese ao longo de seus 280 anos, desde a sua criação, destacando os papéis dos Bispos, Arcebispos, Bispos do Clero de Mariana, História da Arquidiocese, Cúria, Palácio Episcopal, Cabido, Igrejas Tricentenárias, Santuários, Irmandades e Ordens Terceiras, Seminário, Processos de Beatificação/Canonização, Instituições de Ensino, Arquivos e Museus.

Além disso, o Projeto propicia um olhar histórico, cultural e religioso sobre o estado de Minas Gerais, oportunizando o conhecimento acadêmico-científico e a prática de pesquisas relacionadas à arte em suas distintas expressões (arquitetura, música, iconografia, imaginária, retórica, pintura, cultura material e intangível), à história, tradições, crenças e formação das primeiras vilas e cidades, nas suas diversas manifestações de fé.

Com a VII Semana Acadêmica Dom Luciano (agosto/2024), promovida pela Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM), dá-se início às comemorações dos 280 anos de criação da Diocese de Mariana: a primaz de Minas. Este evento representa não apenas uma oportunidade para reflexão, mas também um valioso patrimônio de fé, a ser cultivado, trabalhado e colocado a serviço da sociedade.

Abertura da Exposição

Apresentação do Projeto Memória pelo Coordenador do Projeto: Prof. Dr. Pe. Edvaldo Antonio de Melo:

Podcast: