CARAÇA (1774-2024)

250 ANOS DE HISTÓRIA, MISSÃO E CULTURA

Na segunda metade do século XVIII, o português Lourenço de Nossa Senhora escolheu o alto da Serra do Caraça para erigir uma ermida e construir um templo. Em 1806, escreveu seu testamento para que o patrimônio, doado à Casa Real, fosse destinado para a educação de jovens.

Após a sua morte, em outubro de 1819, partiram de Lisboa dois padres lazaristas, Padre Leandro Rebelo Peixoto de Castro e Padre Antônio Ferreira Viçoso, os quais receberam das mãos de D. João VI, como herança, o Caraça, fundando o Colégio em 1820.

A Congregação da Missão se entrelaça com a história da Arquidiocese de Mariana e do Caraça, estando presente, sobretudo, no contexto histórico-cultural, espiritual e educacional na formação do clero e na direção dos seminários de Mariana (1853-1965).

SAIBA MAIS:
Santuário do Caraça celebra 250 anos de história, missão e cultura na Arquidiocese de Mariana