O Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Mariana – Dom Oscar de Oliveira (AEAM), criado oficialmente por Dom Oscar em 1965, reúne documentos que dizem respeito às origens da atuação da Igreja em Minas Gerais e, de modo especial, a partir da criação do Bispado de Mariana (1745). Com volumoso acervo (manuscritos e impressos, escritos, processos, testamentos, registros, cadernos, brochuras, cartas, cópias e papéis letrados de diversificada temática não só religiosa, mas também política, cultural e histórica, o AEAM é um dos mais importantes arquivos eclesiásticos do país.

A Biblioteca dos Bispos reúne os livros que, ao longo dos tempos, os bispos e arcebispos de Mariana foram agregando aos seus acervos pessoais. O acervo conta hoje com aproximadamente 13 mil volumes, em diversos idiomas, obras raras, e que versam sobre diversas temáticas, desde teologia até literatura clássica, ciências naturais e história.