“O cabido de cônegos é o colégio de sacerdotes ao qual compete realizar as funções litúrgicas mais solenes na igreja catedral; além disso, compete ao cabido da catedral desempenhar funções que lhe são confiadas pelo direito ou pelo Bispo diocesano” (Código de Direito Canônico 503).

A instituição jurídica dos cabidos remonta à Idade Média como colégios de clérigos que viviam comunitariamente, próximos do Bispo, e solenizavam as funções litúrgicas na Catedral. Gradativamente, assumiram também as funções de conselho ou senado do Bispo. Durante a vacância, mediante um vigário capitular eleito pelos cônegos, a Diocese era governada e, nalguns lugares, até podiam escolher o novo Bispo diocesano.

O Cabido de Mariana foi instituído pelo primeiro Bispo, Dom Frei Manoel da Cruz, em 1748. Ao longo da sua história, adquiriu funções diferentes, mas continua sendo parte da dignidade da Sé de Mariana.