MARIANA: PRIMAZ DE MINAS

Os bandeirantes Salvador Fernandes Furtado e Miguel Garcia, juntamente com o Padre Francisco Gonçalves Lopes, partiram de Taubaté e chegaram à região da atual cidade de Mariana em 16 de julho de 1696. Nessa data, celebrou-se a primeira Missa nestas terras. O ribeirão que corta o lugar foi chamado de Ribeirão do Carmo e, o povoado aqui erguido, de Arraial do Ribeirão de Nossa Senhora do Carmo.

Em 1711, o Arraial do Ribeirão do Carmo foi elevado à dignidade de Vila, que passou a se chamar Vila de Albuquerque, depois Leal Vila de Nossa Senhora do Ribeirão do Carmo. Em 1745, Dom João V elevou a Vila do Ribeirão do Carmo à condição de cidade com o nome de Mariana, onde seria instituída a primeira Diocese de Minas Gerais. O Papa Bento XIV criou a nova Diocese que foi instalada em 1748.