Mariana e Ouro Preto possuem importantes museus que guardam e preservam acervos que contam mais de três séculos de história. Dentre eles, destacamos: em Mariana, o Museu Arquidiocesano de Arte Sacra, fundado em 1962 pelo Arcebispo Dom Oscar de Oliveira, reunindo antigos objetos de culto, recolhidos após o Concílio Vaticano II e o Museu da Música de Mariana, criado em 1973, localizado no Palácio Episcopal, e cujo acervo reúne partituras e documentos raros dos séculos XVIII e XIX.

Em Ouro Preto, há o Museu de Arte Sacra, cuja organização remete ao Cônego José Feliciano da Costa Simões e reúne valioso patrimônio religioso. Outro museu ligado à Arte Sacra é o do Aleijadinho, localizado nas dependências das igrejas São Francisco de Assis e Matriz Nossa Senhora da Conceição. Há ainda, o Museu Boulieu que possui valioso acervo de peças sacras originárias de variadas regiões do mundo, doadas pelo casal Maria Helena de Toledo e Jacques Boulieu à Arquidiocese de Mariana.