Postulador

Ilmo. Sr. Dr. Paolo Vilotta.

Diocese da Campanha

Beato Pe. Francisco de Paula Victor

Processos de Canonização dos Nascidos no Território de Mariana

Notas biográficas (1827-1905)

Nasceu no dia 12 de abril de 1827 na Vila da Campanha da Princesa, Minas Gerais. Filho natural da escrava Lourença Justiniana de Jesus, teve como madrinha de batismo a sua própria patroa, d. Marianna de Santa Bárbara Ferreira. Encaminhado para o ofício de alfaiate, Victor sonhava tornar-se sacerdote, mas era um sonho proibido, tão impensável que, conforme o ditado popular, se dizia: ´no dia que ele se tornasse padre, as galinhas teriam dentes´. Vigorava o regime de escravidão, sobretudo dos negros. Era-lhes proibido não só obter um cargo público, civil ou eclesiástico, como nem mesmo estudar. A aspiração de Victor encontrou apoio por parte de sua madrinha e na decisiva ação de Dom Antônio Ferreira Viçoso, convicto abolicionista. Começou a estudar com o velho pároco de Campanha, Pe. Antônio Felipe de Araújo e foi admitido no Seminário de Mariana. Suportou pacientemente a hostilidade e discriminação a ponto de se tornar servidor dos outros seminaristas, até dos agressores. Dispensado dos impedimentos canônicos, no dia 14 de junho de 1851 foi ordenado. Continuou sofrendo a discriminação. Aos 18 de junho de 1851 foi enviado a Tres Pontas com o ofício de vice-parroco. A inicial resistência se tornou, visto seu amor a Jesus, uma autêntica veneração por parte dos paroquianos. Tornou-se pároco de Tres Pontas onde permaneceu por mais de cinquenta anos, até sua morte em 23 de setembro de 1905. Sua beatificação aconteceu no dia 14 de novembro de 2014 em Três Pontas, MG.

www.postulazionecausesanti.it

LIRA, José Luís, Candidatos ao Altar, Fortaleza, ed. ABRHAGI, 2006.