Administrador dos bens temporais da causa

Revmo. Sr. Pe. Darci Fernandes Leão.

Serva de Deus Floripes Dornellas de Jesus, ´Lola´

Processos de Canonização da Arquidiocese de Mariana

Notas Biográficas (1913-1999)

Leiga. Nasceu a 27 de junho de 1913, em Mercês (MG) e quando contava com três anos de idade, sua família se mudou para Rio Pomba, no mesmo Estado. Em 30 de março de 1934, a Serva de Deus caiu de uma jaboticabeira, ficando paralítica, passando a conviver até o final de sua vida, com fortes dores. Deitada numa cama, Lola, a partir de 1943, passou a recusar toda espécie de comida ou bebida, por rejeição natural de seu organismo, vivendo em jejum quase completo, recebendo diariamente a Eucaristia, conforme relatos sobre sua vida. Integrante da Pia União das Filhas de Maria, dedicou-se à oração e à devoção ao Coração de Jesus, recebendo inúmeras visitas que alcançaram, numa só vez, o número de dez mil pessoas, em seu sítio Lindo Vale, no município de Rio Pomba. Em seu testamento, lavrado no dia 7 de fevereiro de 1983, deixou o sítio e seus pertences para os sacerdotes jesuítas, com a condição de que os mesmos construam obras religiosas nas terras e, principalmente, propaguem a devoção ao Coração de Jesus. Faleceu aos 09 de abril de 1999, em Rio Pomba, Minas Gerais (Brasil). O nihil obstat da Congregação para a Causa dos Santos foi concedido aos 30 de novembro de 2005. O Autor da Causa é a Arquidiocese de Mariana, MG. A oração para pedir a beatificação e canonização de Floripes Dornellas de Jesus:

Deus Pai, que revelastes as maravilhas do Reino aos pequeninos, nós vos agradecemos pelos tesouros de virtude e sabedoria que em vida concedestes à vossa filha Floripes Dornellas de Jesus, Lola. Nós vos pedimos, pela força do vosso Espírito, exaltai sua humildade elevando vossa fiel serva à honra dos altares. Concedei-nos a graça da oração e total confiança no Sagrado Coração de vosso Filho e na proteção materna de Maria, para que um maior número de pessoas possa tê-la como intercessora e modelo de vida cristã. Amém.

FERREIRA, Roberto Nogueira. O Sagrado Coração de Lola: a santa de Rio Pomba. Brasília: LGE, 2007.

IBRAHIM, Marco Antônio Deotti. O Grande Tesouro de Lola. 5. ed. Rio Pomba: Edição do Autor, 2009.

LIRA, José Luís, Candidatos ao Altar, Fortaleza, ed. ABRHAGI, 2006.

Crédito: Mons. Roberto Natali Starlino – Vigário Judicial do Tribunal Eclesiástico Arquidiocesano.