Notas Biográficas (1930-2006)
Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida nasceu aos 05 de outubro de 1930, no Rio de Janeiro, RJ. Ingressou na Companhia de Jesus e fez os primeiros votos no dia 03 de março de 1949. Cursou Filosofia em Nova Friburgo e estudou Teologia em Roma, tendo sido ordenado sacerdote aos 05 de julho de 1958, em Roma. Dedica seu tempo livre, na Cidade Eterna, à visita aos doentes e aos jovens recolhidos num Instituto de correção de menores infratores chamado ´Gabelli´. Em 1965 doutorou-se em Filosofia pela Universidade Gregoriana. De volta ao Brasil, foi professor de Filosofia em Nova Friburgo e em São Paulo. Na Companhia de Jesus, ocupou diversas funções. Foi nomeado Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, tendo sido ordenado no dia 02 de maio de 1976. Seu lema: In Nomine Iesu. Em São Paulo iniciou a Pastoral do Menor no Brasil. Ele costumava repetir: ´o menor não é problema, o menor é solução´. Colaborou na criação da Rede Vida. Na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, foi Secretário Geral por dois mandatos (1979-1987) e Presidente, também por dois mandatos (1988-1995). Teve importante atuação nas Conferências Gerais do Episcopado Latino americano em Puebla (1979) e em Santo Domingo (1992). No dia 28 de maio de 1988, tomou posse como quarto Arcebispo de Mariana. Em todo o seu ministério episcopal mostrou-se um pastor dedicado e eficiente. Movido por grande espírito de caridade, era muito sensível ao sofrimento das pessoas. Foi incansável na defesa dos direitos humanos e promoção da vida. Entre suas inúmeras virtudes, brilhava com maior fulgor a caridade expressa sobretudo em sua disponibilidade para servir. ´Em que posso ajudar?´ era a frase que rotava de seus lábios diante de alguém que se encontrasse em qualquer necessidade. No dia 27 de agosto de 2006, faleceu depois de enfrentar com serenidade e confiança em Deus sua enfermidade. Sua morte provocou comoção geral e seu sepultamento demonstrou a variedade de relações construídas por sua vida e ministério, congregando desde os mais pobres às maiores autoridades. Sua fama de santidade se espalha entre bispos, sacerdotes e fiéis de toda parte. Seu túmulo na cripta da Catedral de Mariana é muito visitado. São frequentes as expressões de agradecimento por graças alcançadas atribuídas à sua intercessão. Reconhecendo suas virtudes, seu sucessor, Dom Geraldo Lyrio Rocha, iniciou o processo de sua beatificação em 20 de maio de 2014, quando obteve autorização de Roma. Com esta autorização, passou a ser chamado Servo de Deus.
O Jornal Avvenire, da Conferência dos Bispos Italianos, publicou um artigo de Filippo Rizzi, aos 26 de agosto de 2016, relatando o testemunho do Pe. Bartolomeo Sorge segundo o qual Dom Luciano era totalmente entregue aos pobres. No dia de sua morte, o Cardeal Carlo Maria Martini exclamou: ´Um santo de verdade, um homem que viveu com caridade heróica, sem pensar nunca em si, sempre pensando nos outros´. Diz ainda o artigo que nomeado Delegado interprovincial dos jesuítas do Brasil em 1973, participou da Congregação Geral da Companhia de Jesus, no ano seguinte, em Roma, ao lado de Carlo Maria Martini e Jorge Mario Bergoglio. Em março de 1980 participou dos funerais de Dom Óscar Arnulfo Romero em El Salvador. Da amizade com Ernesto Olivero, fundador do Sermig (Serviço Missionário Jovem), uma associação fundada em Turim para promover a justiça e o desenvolvimento no mundo através da participação ativa dos jovens, nasceu o Arsenal da Esperança, em São Paulo. Poucos meses antes de sua morte, recebeu o doutorado Honoris Causa da Faculdade dos Jesuítas de Belo Horizonte. Seria mais adequado o titulo de magister amoris causa, ou seja, mestre por causa do amor e do serviço, é o comentário do P. João Batista Libânio.
(cf. https://www.avvenire.it/agora/pagine/dom-luciano—3)
Referências:
Escritos de autoria do Servo de Deus:
1 – Artigos no Jornal Folha de São Paulo, desde 1984 até 2005. cf. ALMEIDA, Luciano Mendes de, Dizer o testemunho / Faculdade Arquidiocesana de Mariana, Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida – São Paulo, Paulinas, 2013 – (coleção memória). Dizer o testemunho II / Faculdade Arquidiocesana de Mariana, Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida – São Paulo, Paulinas, 2016 – (coleção memória). Dizer o testemunho III / Faculdade Arquidiocesana de Mariana, Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida – São Paulo, Paulinas, 2013 – (coleção memória).
2 – Várias apresentações de Documentos e Estudos da CNBB.
3 – Apresentação dos Textos Base das Campanhas da Fraternidade dos anos de 1980 a 1987.
4 – Vários artigos para livros e revistas.
5 – Várias apresentações de livros.
6 – Livros publicados:
MENDES DE ALMEIDA, Luciano, A imperfeição intelectiva do espírito humano: introdução à teoria tomista do conhecimento do outro. São Paulo: Faculdade de Filosofia N. Sra. Medianeira, 1977, 127 páginas.
MENDES DE ALMEIDA, Luciano, O direito de viver. 2. ed. São Paulo: Paulinas, 1987. 72 páginas.
– TAVARES, Maria da Conceição (co-autoria com), Os excluídos: debate entre os autores. Petrópolis, Vozes, 1995.
MENDES DE ALMEIDA, Luciano, Jesus Cristo: luz da vida consagrada, 2. ed. São Paulo: Loyola, 1997, 132 páginas.
MENDES DE ALMEIDA, Luciano, A serviço da vida e da esperança: mensagens as famílias cristas. São Paulo: Paulinas, 1997, 261 páginas (artigos publicados na revista Família Cristã 1986-1996)
MENDES DE ALMEIDA, Luciano, Servir por amor: trinta dias de exercícios espirituais. São Paulo: Loyola, 2001 198 páginas.
MENDES, Cândido e AZEVEDO, Marcelo C. de (comentários e org.), Bilhetes de Dom Luciano – Deus é bom, São Paulo, Ed. Loyola, 1990.
CONFERENCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Igreja e a Segunda Semana Social Brasileira.
MENDES DE ALMEIDA, Luciano e OLIVERO, Ernesto. Uniti per la pace: dialoghi con Dom Luciano Mendes de Almeida, Roma, Città Nuova, 1990 151 p.
MENDES DE ALMEIDA, Luciano e OLIVERO, Ernesto. Unidos em favor da paz: diálogos com Dom Luciano Mendes de Almeida (trad.: Maurício Ruffier, SJ), São Paulo, Loyola, 1991.
OLIVERO, Ernesto. La gioia di rispondere sì, la regola del Sermig, Priuli & Verlucca, Torino, 2013.
MENDES DE ALMEIDA, Luciano e OLIVERO, Ernesto. Due amici, Priuli & Verlucca, Torino, 2014.
Escritos sobre o Servo de Deus
ARROCHELLAS, Maria Helena (org.) Deus é bom. Homenagem a Dom Luciano. São Paulo: Paulinas; Rio de Janeiro: Editora Universitária Candido Mendes, 2008.
ASSIS, Margarida Drumond de Assis. Dom Luciano, especial dom de Deus, Rio de Janeiro: EDUCAM, 2010.
BUARQUE, Virgínia, Dom Luciano Mendes de Almeida: humanismo em trans(des)cendência, São Paulo, Edições Loyola, 2016.
DOM Luciano – luz, ternura e serviço: jubileu de prata episcopal 1976-2001. Mariana: Dom Viçoso, 2001.
LEÃO, Darci Fernandes, Em Que Posso Ajudar?: Vida e Pensamento de Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida (Teologia da vida), São Paulo, Paulus, eBook Kindle
LEÃO, Darci Fernandes, Caridade e justição em Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida (19930-2006); uma interpretação teológico-moral de seus escritos e do seu testemunho de vida, Belo Horizonte, Ed. O Lutador; Mariana, Grafica e Editora Dom Viçoso, 2017.
MENDES, Cândido, Dom Luciano, o irmão do outro. 2ª ed., Rio de Janeiro: Educam, 2007.
PAUL, Cláudio (org.) Doctor amoris causa: homenagem a Dom Luciano Mendes de Almeida. Sao Paulo: Loyola, 2007 71 p. (Colecao FAJE).
SIMOES, Neusa Quirino, “Em nome de Jesus” passou fazendo o bem…: lembranças de D. Luciano Mendes de Almeida. São Paulo: Loyola, 2009.
SORRENTINO, Francesco (org.), Cinco minutos com Deus e com Dom Luciano, São Paulo, Paulinas, 2023.
SORRENTINO, Francesco, Em que posso servir?: O serviço no testemunho de Dom Luciano M. de Almeida, São Paulo, Paulinas, 2015.
SORRENTINO, Francesco, Dom Luciano Mendes de Almeida – servo de Deus, irmão dos pobres, Mariana, Gráfica e editora Dom Viçoso, 2018.
FUITEM, Frei Diogo Luís, ofm conv, Dom Luciano Mendes de Almeida – uma vida luminosa, São Paulo, Loyola, 2013.