Administrador dos bens temporais da causa

Revmo. Sr. Pe. Darci Fernandes Leão

Postulador

Revmo. Sr. Pe. Giuseppe Guerra, CM

Venerável Dom Antônio Ferreira Viçoso

Processos de Canonização da Arquidiocese de Mariana

Notas Biográficas (1787-1875)

Dom Antônio Ferreira Viçoso nasceu aos 13 de maio de 1787, em Peniche, Portugal. Educado por pais católicos, foi ordenado em 1818 na Congregação da Missão de São Vicente de Paulo. Após servir em várias funções religiosas no Brasil, incluindo o ofício de Reitor em Jacuecanga, RJ e, posteriormente, Diretor no Caraça, MG, tornou-se Bispo de Mariana em 1844. Durante seu episcopado de 31 anos, destacou-se pela formação de clérigos, ordenando centenas de padres e sagrando vários bispos. Defensor da abolição e dedicado aos escravos, defendeu a ordenação sacerdotal do Beato Padre Victor, discriminado por ser ex-escravo. Ao Venerável devemos a vinda das primeiras Irmãs de Caridade para o Brasil. Seu lema episcopal era Fides, spes ete caritas (fé, esperança e caridade). Faleceu em 7 de julho de 1875, sendo reconhecido como Venerável em 2014 por Decreto que teve sua promulgação autorizada por Sua Santidade, o Papa Francisco, aguardando apenas a confirmação de um milagre para ser beatificado.

CALADO, Mariano, D. António Ferreira Viçoso, Bispo de Mariana, 2a. ed. Torreana – Indústria e Comunicações Gráficas, 2009..

CALADO, Mariano, D. António Ferreira Viçoso, Bispo de Mariana, Gráfica Ideal de Cacilhas, 1987.

CARVALHO, Côn. José Geraldo Vidigal de, Viçosa honra Dom Viçoso, Viçosa, Jard, 1997

LIRA, José Luís, Candidatos ao Altar, Fortaleza, ed. ABRHAGI, 2006.

MENDES DE ALMEIDA, Cândido, Direito Civil Eclesiástico Brasileiro Antigo e Moderno, Rio, Garnier, 1966.

NETO, D. Belchior J. da Silva, CM, Dom Viçoso, Apóstolo de Minas, Belo Horizonte, 1965.

PIMENTA, D. Silvério Gomes, Vida de D. António Ferreira Viçoso, Bispo de Mariana, Conde da Conceição, Mariana, Tipografia Arquiepiscopal, 1920, 3a. ed.

TRINDADE, Côn. Raymundo, Arquidiocese de Mariana, 02 volumes, Belo Horizonte, Imprensa oficial, 1963.